23/11/2015
Interagir é o melhor caminho para aprender
O cérebro humano é construído para aprender com as interações sociais, ou seja, com o contato direto com outras pessoas, especialmente nos primeiros anos de vida. Para o neurocientista Andrew Meltzoff, isso mostra a importância de construir estruturas de ensino que considerem mais o “face a face” do que a tecnologia ou tarefas individuais. Os estudos dele buscam identificar quais estímulos são mais importantes para a aprendizagem a cada etapa da vida, o que não significa que a tecnologia não tenha seu papel, mas que não pode ser vista como substituta às interações humanas.
A pesquisa de Meltzoff, que coordena o Instituto de Aprendizado e Neurociência da Universidade de Washington, foi apresentada no Brasil durante o I Simpósio Internacional Ciência para a Educação, que teve apoio do Instituto Ayrton Senna. O psicólogo é reconhecido por seus estudos sobre desenvolvimento infantil, incluindo os mecanismos cerebrais pelos quais os bebês reconhecem sentimentos de outras pessoas e buscam imitar seu comportamento, uma das bases para a formação cognitiva.
Quer saber mais? Acesse o site do Instituto Ayrton Senna.
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