Quais são as habilidades do século 21 para crianças?
Com a economia global em rápida mudança, preparar nossa próxima geração de solucionadores de problemas para o século 21 significa que começamos cedo a equipá-los com experiências em criatividade e resiliência. A forma como o conhecimento e as habilidades são valorizadas mudou a cada nova era da tecnologia. À medida que nos aproximamos de 2022, a capacidade de manter o conhecimento de conceitos teóricos em nossas cabeças foi transferida para a nuvem e data centers expansivos.
As habilidades do século 21 que devemos ensinar aos nossos filhos devem girar em torno de processar e pensar criticamente sobre essas informações agora facilmente acessíveis. O sistema de educação infantil opera em três vetores principais: habilidades de aprendizagem, habilidades de alfabetização e habilidades para a vida – todas as quais podem ser refinadas para preparar as crianças para as demandas em mudança do mundo.
- A alfabetização e as habilidades para a vida são melhor ensinadas um pouco mais adiante no processo de desenvolvimento, geralmente na escola primária e secundária. As habilidades de aprendizagem, no entanto, podem ser introduzidas às crianças mais novas e aperfeiçoadas a partir dos dois anos de idade. A estrutura educacional moderna está se transformando para refletir esses três vetores de habilidades e garantir que o aprendizado na infância prepare efetivamente a próxima geração de crianças para atender a esses padrões de conhecimento em mudança.
Habilidades de aprendizagem para crianças
As habilidades de aprendizagem são o conjunto de habilidades que equipam as pessoas para adquirir novos conhecimentos e processá-los logicamente. Muitas instituições de pesquisa e sistemas de aprendizado refinaram o conjunto de habilidades para se concentrar nos quatro C’s: pensamento crítico, criatividade, colaboração e habilidades de comunicação.
Pensamento crítico
Indiscutivelmente, a mais importante dessas quatro habilidades é o pensamento crítico. O conceito é discutido e elogiado fortemente por uma boa razão. O pensamento crítico é a capacidade de aplicar curiosidade intelectual produtiva a um determinado conjunto de informações , permitindo discernir o que é relevante e plausível e, assim, resolver problemas nas lacunas informacionais. Especialmente durante esta era de desinformação se espalhando como um incêndio, o pensamento crítico é o que nos permite fazer uma pausa em nossa avaliação das informações que nos são entregues. Nas crianças, isso pode começar com perguntas simples sobre por que o mundo ao nosso redor funciona como funciona. É nossa responsabilidade como educadores e mentores responder a essas perguntas abertamente e abrir espaço para mais perguntas ao longo do caminho.
Criatividade
A noção de polaridade quando se trata de criatividade deve ser deixada no século 20 – a criatividade é absolutamente algo que pode ser aprendido e refinado, e para as crianças, é mais fácil do que nunca! As crianças já são dotadas de uma imaginação mais selvagem do que sabem o que fazer, e é responsabilidade do sistema educacional equipá-las com as ferramentas para treinar essa habilidade e fortalecê-la. A codificação é uma maneira maravilhosa de treinar esse músculo porque introduz um desafio que requer concentração e uma compreensão lógica de um problema e, em seguida, abre seu cérebro para um modo mais especulativo, onde a exploração e a sondagem são celebradas, pois levam a possíveis soluções. A criação de um espaço aberto para abordagens pouco ortodoxas de resolução de problemas celebra a criatividade de uma criança e garante que ela permanecerá na vida adulta.
Colaboração
A colaboração e o aprendizado cooperativo ensinam às crianças como o trabalho em equipe em direção a um objetivo comum geralmente produz melhores resultados. A maturidade social, a empatia e o autoconceito necessários para um colaborador adepto, criança ou adulto devem ser praticados e recompensados. Em crianças especificamente, isso pode ser feito através de projetos e experiências cooperativas, onde as negociações ocorrem, cada um começa a identificar os pontos fortes e fracos dos outros, e a unidade é formada em direção a um objetivo comum. Tanto em adultos quanto em crianças, as experiências colaborativas provam aos participantes que mesmo aqueles com opiniões e objetivos diferentes podem ser ponderados e válidos .
Habilidades de comunicação
Em conjunto com a colaboração vem as habilidades de comunicação. É imperativo ensinar as crianças desde cedo que a voz mais alta na sala não é necessariamente a certa e, mais ainda, ser a voz mais alta não conquista imediatamente o respeito. Nossos padrões e expectativas para uma comunicação eficaz são desenvolvidos durante a infância, e é com essas habilidades cuidadosamente aperfeiçoadas que começamos a entender como nos expressarmos pode levar à resolução de problemas e à conexão com os outros. A comunicação começa e termina com a escuta e a empatia e deve ser ensinada a expandir sua mentalidade, em vez de apenas compartilhar sua opinião.
Habilidades de alfabetização para crianças
As competências de literacia constituem o segundo vector ao longo do qual se enquadra a educação infantil no século XXI . O conjunto de habilidades de alfabetização permite que as pessoas adquiram mais conhecimento por meio de processamento eficaz de informações e meios como tecnologia e mídia. As habilidades de alfabetização vão muito além da capacidade de ler e incluem ferramentas para criar novos conhecimentos e compartilhá-los efetivamente com outras pessoas .
Literacia da informação
As habilidades de alfabetização no nível básico começam com a alfabetização informacional: a capacidade de trabalhar produtivamente com a informação por meio do processo de compreensão, aplicação e, eventualmente, criar algo a partir dela. A alfabetização informacional inclui muitas das habilidades tradicionais nas quais você pensa quando ouve “alfabetização” – ler, investigar e escrever. Grande parte da alfabetização informacional é possibilitada por fortes habilidades de aprendizado – não apenas pesquisando adequadamente para encontrar novos conhecimentos, mas pensando criticamente sobre eles, questionando e investigando vieses e, em seguida , aplicando-os à solução de problemas.
Alfabetização midiática
A alfabetização midiática agora é mais importante do que nunca, pois entramos na era do conteúdo torrencial que entra na vida das crianças por meio da televisão, textos, mídia social, publicidade direcionada e videogames. Uma criança alfabetizada em mídia pode observar essas muitas formas de mídia e entender as mensagens que cada uma delas dissemina, antes de internalizá-las. É importante que as crianças entendam que o conteúdo com o qual são constantemente inundadas foi criado com o propósito específico de direcioná-las e influenciá-las . A alfabetização midiática permite pensar criticamente sobre essa sobrecarga de informações, ser um consumidor de mídia intelectualmente consciente e reconhecer as intenções do provedor de mídia. O ensino da alfabetização midiática vem em diferentes formas, mas é mais eficaz quando a mídia é introduzida como uma trocade ideias, e questionado abertamente sobre sua origem e intenção.
Alfabetização Tecnológica
Por último, mas certamente não menos importante, vem a alfabetização tecnológica: a capacidade de usar e dominar efetivamente serviços e interfaces digitais para adquirir novos conhecimentos. Isso pode significar computadores, smartphones, vários softwares e serviços como e-mail, mídia social e nuvem. À medida que a revolução tecnológica continua avançando, crianças e adultos se tornam dependentes da tecnologia para expressar a si mesmos e suas opiniões, desenvolver-se pessoal e profissionalmente, conectar-se uns aos outros e inovar.
Fora do puro aprendizado e alfabetização, muito do nosso prazer e progresso humano são desenvolvidos por meio de habilidades para a vida. Essas são valiosas lições de vida que nos preparam para lidar com o mundo real, começando com um senso de identidade e como nosso valor contribui para o mundo ao nosso redor. Para as crianças que estão entrando no século 21 , essas habilidades sociais garantem que elas continuem aprendendo e crescendo na vida adulta. Vamos explorar cinco habilidades aqui e como elas podem ser desenvolvidas intencionalmente por meio de atividades diárias: adaptabilidade, liderança, iniciativa, produtividade e habilidades sociais.
Adaptabilidade
A adaptabilidade é uma das habilidades mais importantes para uma criança desenvolver no início de sua vida. Embora os pais e educadores normalmente se concentrem em preparar as crianças para se destacarem e terem um bom desempenho, há uma necessidade maior de mostrar aos nossos filhos como permanecer confiantes quando um obstáculo aparece em seu caminho . Existem três partes para a adaptabilidade de uma criança: comportamental, emocional e cognitiva. Cada um requer o ajuste de suas ações, emoções ou pensamento quando confrontado com a incerteza. Essa habilidade permite que as crianças permaneçam resilientes e passem facilmente de um obstáculo ou atividade para outra, porque confiam em sua capacidade de lidar com isso.
Liderança
As habilidades de liderança dão às crianças a confiança para ter controle sobre suas vidas e a agência para fazer as coisas, especialmente em ambientes de grupo. Todas as crianças têm potencial para desenvolver as principais habilidades de liderança, embora o processo de desenvolvimento continue por toda a vida. Como mentores e educadores, podemos começar a moldar uma futura geração de líderes criando situações de resolução de problemas na sala de aula – começando tão pequena quanto permitir que eles escolham de qual atividade querem participar e perguntando por quê. Imediatamente, eles são incutidos com um senso de confiança em sua decisão e começarão a entender as consequências de sua tomada de decisão. Além disso, podemos modelar a liderança ensinando às crianças a importância de ouvir os outros e valorizar sinceramente sua perspectiva .
Iniciativa
A iniciativa é um fator chave para o crescimento pessoal de crianças e adultos. Uma das características mais importantes que podemos incutir nas crianças é um senso de determinação e vontade de experimentar coisas novas com risco razoável. Como seus mentores, se nos concentrarmos em seu esforço e diminuirmos a energia de ativação percebida para se envolver em um desafio, ensinamos às crianças que a iniciativa e a determinação são recompensadoras, independentemente de um resultado bem-sucedido. Isso instila amor pelo aprendizado e diligência entusiástica quando confrontados com desafios.
Produtividade
A produtividade vem do foco e do autocontrole e pode ser ensinada e aprimorada desde tenra idade. As crianças já têm um talento especial para a imaginação e criatividade, e é o trabalho de seus mentores e educadores dar-lhes as habilidades para seguir com suas ideias. Isso pode ser na forma de instilar horários, hábitos ou rotinas para que eles tenham uma ideia de como fazer as coisas. Além disso, podemos ensiná-los a habilidade de gerenciamento de tempo e recompensá-los quando eles idealizarem e executarem em tempo hábil.
Habilidades sociais
As habilidades sociais permitem que as pessoas interajam, se envolvam e se conectem com outras de uma maneira que lhes traga mais alegria. Essa habilidade suave é crucial para o desenvolvimento geral de uma criança e cresce em conjunto com suas habilidades de comunicação, habilidades de escuta e confiança. Ao capacitar nossos filhos com a capacidade de lidar com situações desconfortáveis, falar com estranhos ou receber feedback, estamos dando a eles a capacidade de fazer e manter amizades e permanecer alimentados pela conexão humana . Essa conexão traz benefícios de colaboração, criatividade e conforto, preparando-os para mais sucesso.
Que tipo de atividades podem ensinar habilidades importantes às crianças?
Essas habilidades ajudarão a desenvolver e preparar as crianças para o cenário tecnológico e social em constante mudança do século XXI . O principal objetivo dessas habilidades é ensinar as crianças a serem aprendizes bem-sucedidos e perpétuos, e essa mentalidade pode ser preparada durante os primeiros anos de sua vida. Para equipar as crianças para serem aprendizes ao longo da vida, devemos atendê-las e treiná-las para usar seu funcionamento executivo.
Trate o funcionamento executivo como o processador de comando de back-end do cérebro, operando em três categorias: flexibilidade cognitiva, memória cognitiva e controle de impulsos. Esses processos inter-relacionados nos permitem planejar, focar, lembrar e ser responsáveis por várias coisas ao mesmo tempo. As crianças não nascem com uma compreensão completa de suas habilidades de funcionamento executivo, mas nascem com o potencial de desenvolver essa compreensão. É uma das responsabilidades mais importantes do sistema educacional proporcionar ambientes que promovam esse crescimento. Como? Por meio de atividades de sala de aula e de vida que exigem a prática dessas habilidades do século XXI .
Promover o crescimento
Mentores, educadores e pais podem facilitar o crescimento dessas habilidades de funcionamento executivo. Ao modelar o comportamento social apropriado, estabelecer bons hábitos, manter relacionamentos de apoio e incentivar as crianças a brincar, as crianças se desafiam e lidam com o estresse. À medida que modelamos cada uma dessas atividades com sucesso, oferecemos às crianças a oportunidade de avaliar a causa e o efeito do comportamento. Essa reflexão os capacita a direcionar suas próprias tomadas de decisão sem nossa supervisão.
Especialmente para as crianças, existem maneiras de tornar o desenvolvimento dessas habilidades agradável! Por exemplo, o jogo de Simon Says está refinando a memória cognitiva de uma criança e o controle de impulsos . Quebra-cabeças e outros jogos que envolvem combinar peças relevantes também exercitam a flexibilidade cognitiva e a memória. Quaisquer jogos de estratégia e lógica são essencialmente exercícios para o nosso cérebro. Eles testam nossa memória, fazem malabarismos com a gratificação de curto e longo prazo e, o mais importante, revelam as consequências sociais de nossa tomada de decisão.
Funcionamento executivo
Outras atividades em sala de aula que aprimoram o funcionamento executivo e as habilidades de aprendizagem de uma criança incluem a revisão de mídia, como livros e filmes. Podemos perguntar às crianças: “Qual é o objetivo do autor?”. “Você se sente convencido do objetivo deles?”. Essas perguntas refinam e testam a alfabetização midiática. Os alunos devem tomar decisões analisando informações e aplicando-as para formar sua própria opinião.
A realização de debates estratégicos sobre atividades escolares ou procedimentos de sala de aula é outra maneira de apresentar um desafio aberto aos alunos e capacitá-los a desenvolver sua própria opinião sobre isso. Eles serão recebidos com oposição e devem praticar suas habilidades sociais para permanecerem calmos e confiantes em sua perspectiva.
Os ouvintes podem até participar identificando quais partes do debate são alimentadas por fatos conhecidos e quais são alimentadas por opiniões. As habilidades de funcionamento executivo nem sempre precisam exercitar nosso cérebro de uma maneira que pareça pensar . A expressão artística é uma maneira agradável de as crianças exercitarem sua criatividade e expressão sem medo de julgamento. Esses exemplos de habilidades do século 21 promoverão o crescimento pessoal, capacitando-os a confiar em si mesmos, entendendo que sempre terão mais a aprender.
Como a codificação pode ensinar habilidades importantes para as crianças?
A codificação está rapidamente se tornando uma das habilidades mais táticas e cruciais do século 21 que podemos transmitir às crianças. Falamos sobre alguns dos benefícios de introduzir habilidades de codificação no início desta postagem do blog. Ser um comunicador eficaz é incrivelmente importante. Mas a codificação está se tornando uma habilidade essencial que desenvolve as pessoas pessoalmente e profissionalmente.
A codificação é uma habilidade inestimável para se ter no mercado de trabalho de tecnologia emergente. Ele aprimora a resistência mental através do pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Ao incentivar as crianças a aprender a codificar desde cedo, nós as preparamos para problemas da vida e baseados em tecnologia . Ambos os desafios podem ser abordados com um processo de pensamento estruturado e pensamento lógico. Quando se trata de programação, não há uma resposta certa. Em vez disso, os alunos devem resolver problemas fora dos desafios. Pensamento combinado com persistência e criatividade irá beneficiá-los em suas vidas diárias.
As habilidades de escrita, narrativa e comunicação que são refinadas durante a programação são uma surpresa. Mas é uma parte central dessa habilidade essencial. A próxima geração de líderes deve começar com o pensamento computacional e criativo. Assim, eles podem terminar com sucesso.
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