Desafios que os professores enfrentam ao ensinar online

Desafios que os professores enfrentam ao ensinar online

by

Tem sido um período desafiador para todos os professores, em todo o mundo. Não podemos negar esse fato. De repente, e por algo que está totalmente fora do nosso controle, os alunos estão aprendendo remotamente e tanto educadores quanto administradores estão em busca permanente de novas ferramentas e caminhos para enfrentar desafios que não enfrentaram antes.

Há algumas semanas, sem sequer imaginar a situação global que enfrentamos atualmente, publicamos um artigo em que também falamos sobre os  desafios que os professores enfrentam.  Mas nesta oportunidade, gostaríamos de oferecer aos nossos leitores uma saída, uma solução para esses novos desafios que surgiram com o Covid-19 e uma oportunidade única de olhar as coisas de uma perspectiva mais brilhante.

Como vai ser o dia seguinte e quando vai acontecer? Quais paradigmas educacionais terão a nova forma “normal” de viver e interagir? Como manter seus alunos motivados e interagindo uns com os outros? Esses são apenas alguns dos assuntos que vamos discutir.

Se houver algum outro desafio que você esteja enfrentando, como professor, ao ensinar on-line e remotamente, informe-nos nos comentários abaixo e nos certificaremos de abordá-lo em uma próxima postagem no blog.

Você está pronto para ver os principais desafios que os professores enfrentam ao ensinar online? Você está pronto para receber ferramentas e soluções inovadoras para eles? Aqui vamos nós!

Principais desafios do ensino remoto

Você está vendo rostos de tédio em seus alunos enquanto ensina online? Talvez alguns deles tenham deixado o microfone aberto ao comentar sobre seu estilo de ensino, ou talvez seus alunos estejam prestando mais atenção em seus consoles de jogos do que na aula online que você preparou com tanto cuidado.

Vamos analisar alguns dos principais desafios que você pode encontrar ao ensinar on-line. Novamente, esperamos que este blog seja interativo. Portanto, se você tiver algum outro desafio de aprendizado remoto que gostaria de discutir, não tenha medo de escrever sobre isso na seção de comentários.

Alunos motivados

Manter seus alunos engajados e motivados não é uma tarefa fácil. Sempre foi assim, e agora que eles estão  aprendendo em casa  e nem em uma sala de aula física você tem o controle do desafio fica ainda maior. Mas como você pode manter seus alunos felizes, engajados e motivados durante uma pandemia global que – claramente – afeta seu humor? Bem, encontrando as ferramentas certas e os ambientes de aprendizado para que eles realmente progridam.

Como dissemos antes, eles podem estar prestando mais atenção aos seus consoles de jogos do que à sua classe. E daí?! Seja criativo e  implemente elementos de videogames em sua aula on-line  e deixe-os aproveitar sua experiência de aprendizado de uma nova perspectiva.

Oferecer a eles um ambiente de aprendizado online baseado em missões permitirá que eles aumentem sua autoconfiança quando perceberem que estão – em seu próprio ritmo – alcançando metas predefinidas e fortalecendo habilidades importantes enquanto se divertem.

Se você deseja obter mais informações sobre como motivar seus alunos durante uma situação global única como a que estamos passando agora, recomendamos que você leia um post de blog que publicamos recentemente.

Acompanhando seu progresso

Você sabe disso, os educadores devem sempre acompanhar o progresso de seus alunos. Não estamos falando de testes padronizados ou exames difíceis para avaliar a posição acadêmica de seus alunos. Em vez disso, nos referimos a maneiras modernas de ver como eles estão se saindo e em quais áreas eles podem precisar de melhorias ou de uma pequena ajuda.

Mas como fazer isso durante o confinamento? Recomendamos que você faça duas coisas importantes. Em primeiro lugar, crie instâncias de conversas abertas com cada participante individual de sua classe. Converse com seus alunos sobre seus sentimentos, seu progresso acadêmico e seus objetivos quando essa pandemia global terminar.

Mencionamos várias vezes a abordagem vygotskyana à educação. Acreditamos profundamente que criar um relacionamento genuíno com seus alunos que sirva à aparência de interação humana real é a chave para o sucesso.

Para que seus alunos realmente progridam, você precisa saber quem eles são e o que esperam de você e de sua turma de STEM.

Dito isto, ferramentas como CoderZ têm uma seção de professores útil na qual os professores STEAM podem acompanhar facilmente o progresso dos alunos e interagir com cada um deles. De uma chance!

Alunos interagindo uns com os outros

Uma das obrigações de todas as salas de aula, em todo o mundo, é fazer com que seus alunos interajam e trabalhem juntos. Esta é a única maneira pela qual a capacidade de trabalho em equipe será desenvolvida e fortalecida.

Mas, como professores e educadores podem fazer com que seus alunos realmente interajam uns com os outros quando cada um deles está aprendendo de um lugar diferente? Bem, a resposta é: Ser criativo!

Você pode pedir a seus alunos que formem equipes e, de suas próprias casas específicas, carreguem desafios STEM para um novo perfil do TikTok que eles possam criar para sua equipe ou participem de uma competição de codificação on-line como a  competição de codificação de robótica cibernética.

Se você está se perguntando  como implementar um CRCC em sua própria sala de aula, dê uma olhada neste guia que publicamos há algumas semanas.

O dia depois da quarentena

De alguma forma, é por isso que ensinamos STEM aos nossos alunos: estar pronto para um futuro sobre o qual sabemos muito pouco, ter as habilidades para enfrentar situações que eles ainda não conhecem e ter vantagens comparativas na hora de conseguir o emprego de seus sonhos.

Neste caso, devemos nos colocar -como educadores- no lugar de nossos alunos e estar prontos para o que quer que aconteça no ‘dia seguinte’. Não temos ideia de como será o mundo quando voltarmos ao normal, ou como será esse ‘normal’.

O que sabemos com certeza é que, aconteça o que acontecer no futuro próximo, precisamos estar prontos para isso e ter um conjunto útil de habilidades para ter sucesso. STEM, codificação, robótica virtual e atividades STEM podem permitir que nós e nossos alunos comecem a pensar de maneira diferente… E isso, queridos leitores, é a chave.

Se começarmos a pensar de forma diferente e a ter uma abordagem inovadora para este novo mundo que estamos prestes a enfrentar… não importa quais paradigmas vamos ver se ajustando, vamos ganhar este jogo. Sem dúvida.

Deixe um comentário