programas de graduação

Vários graus: como estudar vários programas de graduação em paralelo – dicas, conceitos básicos, vantagens e desvantagens

by

Como estudar vários programas de graduação: Você já pensou em estudar uma segunda disciplina além do seu diploma atual? Muitos estudantes lidam com essa consideração. Ou porque a primeira matéria é muito chata, a curiosidade sobre outra matéria está crescendo, ou uma segunda graduação aumenta as perspectivas de carreira. As razões para os chamados  estudos múltiplos  podem ser diversas – assim como os desafios que tal decisão traz consigo. Vários estudos não são o mesmo que vários estudos. Existem inúmeras constelações e opções de design diferentes. É isso que torna esta forma de estudo tão atraente e exigente. Mas um atrás do outro.

O que é um grau múltiplo? Como estudar vários programas de graduação em paralelo

Antes de começarmos a trabalhar, precisamos esclarecer alguns conceitos básicos. Então: o que realmente é um  grau múltiplo ? Este termo refere-se ao estudo simultâneo de diferentes cursos em uma ou duas universidades diferentes. Se uma faculdade ou universidade não importa. A combinação de assuntos também é irrelevante para a definição. Independentemente de você estar combinando estudos de negócios com psicologia, direito com engenharia ou medicina com ciências sociais: tudo isso é possível com vários graus. Um curso múltiplo em que pelo menos dois cursos são cursados ​​em uma mesma universidade é chamado de curso duplo; se as disciplinas são cursadas em universidades diferentes, fala-se de um curso paralelo.

Requisitos para vários estudos?

Basicamente, a inscrição para vários cursos funciona da mesma forma que para um curso “normal”: você escolhe um curso, se candidata a uma vaga e é aceito (ou não). No entanto, dependendo do país, estado, universidade e programa de graduação, existem diferenças no tratamento de vários cursos – e é exatamente isso que torna as coisas complicadas. Algumas universidades fecham certos cursos para duplicar os estudos ou bloquear completamente a opção. Outras universidades só permitem estudos paralelos em condições especiais. 

Por exemplo, você precisa ter uma certa média de notas ou já ter estudado alguns semestres. Meu conselho: Saiba mais sobre cada curso que você gostaria de fazer como parte de um diploma múltiplo. Entre em contato com as universidades relevantes, leia o regulamento de matrícula e estude os parágrafos do respectivo regulamento de exame. Sim, é um pouco trabalhoso, mas a organização valerá a pena para você. Sinto muito – mas não há maneira mais fácil (o que lhe dá segurança).

Vantagens de vários estudos :

Além das barreiras burocráticas de entrada para vários estudos, a combinação de várias disciplinas oferece muitas vantagens. Por esta razão, ano após ano, mais e mais estudantes na Europa estão escolhendo este tipo de estudo ou experimentando estudos paralelos de tempos em tempos. Por quê? Porque esta forma de estudo pode valer a pena. Estas são as sete maiores vantagens de vários estudos:

  1. Mais conhecimento: Fazer vários cursos logicamente garante que você adquira mais conhecimento. Isso aumenta sua competência em várias áreas especializadas.
  2. Conhecimento mais amplo: Devido à combinação de disciplinas muito diferentes, seu conhecimento é distribuído muito mais amplamente em comparação com um diploma “normal”. Assim você previne. ser percebido como um “idiota profissional”.
  3. Formação interdisciplinar: Um diploma múltiplo geralmente garante que você seja confrontado com vários métodos científicos. O conhecimento e a aplicação dessas diferentes disciplinas podem ter um efeito muito positivo na maneira como você trabalha.
  4. Muita variedade: Ao estudar vários programas de graduação em paralelo, você pode fazer muitos cursos diferentes e lidar com tópicos muito diferentes. Tédio e monotonia ao estudar são quase impossíveis.
  5. Grande rede: Um curso de estudo não apenas oferece palestras e exames, mas também uma grande rede de professores, cientistas e colegas – em suma: personalidades interessantes que você não conheceria. Vários estudos duplicam essa rede de uma só vez.
  6. Vantagem competitiva: Apenas uma pequena proporção de todos os alunos se atreve a estudar várias vezes. A tendência é crescente, mas estima-se que menos de dois por cento de todos os graduados universitários concluam com sucesso vários cursos ao mesmo tempo. Se você dominar esse desafio, você se destacará claramente da multidão e obterá uma forte vantagem competitiva.
  7. Aumentar as oportunidades de carreira: essa vantagem se tornará aparente em sua vida profissional o mais tardar. O fato de você ter estudado com sucesso vários cursos aumenta consideravelmente suas oportunidades de carreira. Primeiro, porque você tem uma formação de alta qualidade em vários cursos; e em segundo lugar, porque você tem uma base profissional mais ampla do que seus concorrentes.

Como você pode ver, vários graus oferecem muitas oportunidades. No entanto, o estudo paralelo de diferentes cursos está associado a muito esforço adicional. Mas não só este aspecto é uma desvantagem significativa.

Desvantagens dos Estudos Múltiplos :

As vantagens de vários estudos não são dadas de graça. Como tudo na vida, esses benefícios têm um preço – e você tem que pagar por eles com tempo, energia e dinheiro. Estas são as sete maiores desvantagens de vários estudos:

  1. Acesso difícil:Como mencionado no início, o acesso a um segundo ou terceiro grau pode estar associado a muito esforço. Apenas coletar informações de diferentes combinações de estudos custará várias horas ou até dias.
  2. Organização complexa: Depois de ter recebido um lugar de estudo adicional, a organização real só começa: As palestras, seminários e outros cursos em seus programas de graduação devem ser coordenados e integrados em um cronograma funcional. Raramente existem soluções prontas para múltiplos estudos – aqui são necessárias iniciativa e auto-organização.
  3. Carga horária pesada: Embora haja 20 a 30 horas semestrais por semana no currículo em um único curso, esse número dobra em dois cursos. Isso resulta em uma carga de trabalho significativamente maior que termina com uma agenda lotada ou um período de estudo prolongado.
  4. Muito conteúdo de aprendizado: A variedade de conteúdo durante vários estudos não pode ser descartada imediatamente – mas o conteúdo de aprendizado é tão variado porque é tão numeroso. Portanto, esteja preparado para uma grande quantidade de material de estudo adicional.
  5. Materiais de aprendizagem caros: O volume do conteúdo de aprendizagem é apenas um aspecto que você deve considerar ao considerar a densidade do conteúdo em um programa de estudo múltiplo. Há também custos para livros didáticos, materiais de estudo e excursões. Isso pode dobrar rapidamente seus custos de estudo em andamento. Há também taxas de matrícula (se você estiver matriculado em várias universidades).
  6. Fase de exames exigente: Além de um grande número de cursos com as unidades de acompanhamento associadas, a fase de exames é um grande desafio. Em vários cursos, você terá pouco tempo para se preparar para os exames. Também é possível que as datas dos exames se sobreponham ou ocorram em sucessão próxima.
  7. Financiando seus estudos: A grande carga de estudos paralelos significa que você tem pouco tempo para outras coisas além de seus estudos. Empregos a tempo parcial ou outras medidas de financiamento dificilmente encontram lugar no seu calendário. Você deve garantir o financiamento do seu estudo por meio de fundos economizados, bolsas de estudo ou outras bolsas.

Além dessas desvantagens relacionadas ao estudo, o estresse de vários estudos também pode ter um impacto em seu ambiente privado e em sua saúde: isso pode resultar em pouco sono, pouco tempo livre e relacionamentos negligenciados. Com a estratégia certa e gerenciamento de tempo inteligente, no entanto, essas consequências negativas podem ser mitigadas ou evitadas com antecedência.

A regra mais importante para vários estudos bem-sucedidos

Muitos alunos iniciam vários estudos sem uma ideia precisa. Você se inscreve, se cadastra e depois vê primeiro o que esperar. Mas essa abordagem é um grande erro e leva à maioria das desvantagens descritas acima. Vários estudos só podem funcionar se você observar uma regra básica importante. Isto é:

Não deixe nada ao acaso ao estudar várias disciplinas: Planeje e organize seus estudos!

Os desafios que os múltiplos estudos trazem são muito diversos para reagir a eles espontaneamente. Você precisa de uma estratégia desde o início sobre como lidar com a carga de trabalho adicional das palestras, a carga de trabalho e o grande número de exames. “Deixe tudo vir do seu jeito” não funciona neste momento. Somente se você planejar seu multi-estudo e se organizar dia após dia, você terá sucesso no final

Deixe um comentário